Enviado Especial Reúne-se com Presidente da República

by Mídia PR Posted on

 

Palácio Presidencial Nicolau Lobato, 25 de setembro – O ex-presidente da República e Prémio Nobel da Paz, José Ramos-Horta, reuniu-se esta segunda-feira com o Presidente da República Francisco Guterres Lú Olo para falar sobre a sua participação na 72.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova Iorque na qualidade de enviado especial do Chefe de Estado timorense.

José Ramos-Horta fez um balanço positivo da sua deslocação e transmitiu ao Chefe de Estado as palavras de compreensão do secretário-geral da ONU, António Guterres, e dos restantes líderes presentes, pela ausência de Sua Excelência Lú Olo na Assembleia-Geral devido a outros compromissos relacionados com o exercício dos seus poderes institucionais e o processo de formação do governo.

Além de representar o Presidente da República timorense, José Ramos-Horta foi convidado especial num encontro do Conselho de Segurança sobre as operações de manutenção da paz da ONU, durante o qual apresentou um relatório na qualidade de presidente do Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz. Já Xanana Gusmão, também em Nova Iorque, partilhou a experiência de Timor-Leste num evento paralelo muito participado do g7+.